Comentários críticos sobre a redação do Enem

O texto revela que a participante tem excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Como desvios gramaticais ou de convenções da escrita são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência, a redação recebeu nota 1.000, apesar de apresentar um problema de correlação no emprego dos tempos verbais no trecho "determina que, se comprovada a ingestão de álcool [...] o motorista poderia" (1^ parágrafo).
A participante introduz o tema proposto, referindo-se ao funcionamento e aos benefícios da Lei Seca.

Ressalva que nem todos aderiram de imediato a um comportamento mais seguro em face da atitude de dirigir sob efeito de álcool, e que é necessário investir mais na divulgação da Lei.



Ela desenvolve o tema mediante argumentação consistente, fundamentada em repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto. Leia mais aqui

Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria e independência de pensamento.

As ideias, os argumentos e as partes do texto são bem articulados, ea redação apresenta repertório diversificado de recursos coesivos- principalmente temáticos-sem inadequações, construindo uma redação coesa e coerente, o que revela conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.

A proposta de intervenção apresentada no texto é detalhada e abrangente, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção é muito bem elaborada, pois sugere aulas e palestras para conscientização precoce, melhorias no sistema de transportes públicos, incentivos fiscais aos taxistas e aumento da fiscalização.