Construção da redação dissertativa

O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa e de escolha de registro. Não há desvios gramaticais ou de convenções da escrita. O vocabulário é rico, diversificado e revela maturidade verbal. Demonstra também que a proposta de redação foi compreendida e que o tema foi muito bem desenvolvido, a partir de repertório sociocultural produtivo, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. O texto é objetivo e impessoal, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto. A redação organiza-se em cinco parágrafos bem relacionados entre si.



A tese desenvolvida é a de que a Lei Seca é necessária etem produzido bons resultados, como mudanças culturais no comportamento dos motoristas, entretanto, o governo deve continuar a promover ações para sua maior divulgação e consolidação.

Na introdução, o texto alude ao fato de que o número de acidentes foi reduzido com a Lei Seca. No desenvolvimento, apresenta encadeamento entre as ideias e demonstra competência em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista. O tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos selecionados são consistentes e a conclusão é relacionada ao ponto de vista adotado, configurando independência de pensamento e autoria.

0 emprego de elementos coesivos torna o texto bem articulado e garante sua continuidade, revelando conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação. Vários recursos coesivos são utilizados, como: "Esse panorama" (15 parágrafo); "Esse papel" (3^ parágrafo); "essa consciência", "Além disso" (4-9 parágrafo); "Dessa forma" (5^ parágrafo). Acesse o site aqui

0 texto apresenta uma proposta de intervenção, que respeita os direitos humanos, coerente com as ideias desenvolvidas, ampla e abrangente para efetivação da Lei: trabalho conjunto entre o governo federal e os governos estaduais e municipais; programas de acompanhamento dos infratores para mudança de comportamento; ações preventivas de conscientização nas escolas.